20 abril, 2007

Boldo pode combater infecções urinárias, sugere pesquisa

Cientistas dos Estados Unidos descobriram que o comum extrato herbal forskolin, relacionado ao tradicional boldo-da-terra, pode reduzir infecções urinárias, segundo reportagem da United Press International. No estudo, os pesquisadores do The Duke University Medical Center também observaram que esse extrato, de uma planta indiana, pode realçar a habilidade dos antibióticos de matar as bactérias que causam 90% das infecções na bexiga. Segundo eles, a recorrência da doença se dá porque algumas bactérias se escondem em células da bexiga onde não podem ser alcançadas pelos medicamentos. E o forskolin parece trazê-las para fora, deixando-as suscetíveis aos antibióticos. Mais pesquisa são necessárias para comprovação.

Gordura pode cortar efeitos benéficos da vitamina C

Consumo de gordura pode anular os efeitos anticancerígenos da vitamina C, segundo estudo da Universidade de Glasgow, no Reino Unido. Em experiências em laboratório, a equipe de pesquisadores simulou as atividades do estômago humano e descobriu que a vitamina C (ácido ascórbico) neutraliza compostos cancerígenos que se formam quando a saliva e o alimento se misturam com o ácido no órgão. Mas a presença de gordura no estômago neutraliza essa capacidade de transformar os componentes nocivos em substâncias inofensivas, pois ela converte óxido nítrico formado pelos antioxidantes em nitratos, com potencial cancerígeno. Segundo os especialistas, os resultados reafirmam a importância de uma dieta balanceada.

Trabalhar perto de piscinas aumenta risco de problemas respiratórios

Professores de natação e outras pessoas que passam muito tempo perto de piscinas cloretadas correm maior risco de desenvolver problemas no pulmão, segundo pesquisa da University of Utrecht, na Holanda. Segundo o estudo, a clorina reage com substâncias como a urina e o suor criando compostos que podem irritar o trato respiratório. Na pesquisa, foram investigados 624 pessoas e o ar de 38 piscinas, analisando a exposição delas ao gás triclorina. E os cientistas observaram que os professores de natação tinham 2,4 vezes mais chances de ter sinusite e inflamação na garganta do que os recepcionistas, e risco três vezes maior de ter gripe crônica. Além disso, aqueles expostos a altos níveis do gás tinham aumento de 40% no risco de ter outras complicações respiratórias, comparados com a população em geral

Exercícios físicos podem ajudar a prevenir ansiedade e depressão

Uma corrida regular no parque pode não só prevenir problemas de coração, como também melhorar a saúde mental do praticante, segundo um novo estudo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha. Os pesquisadores acompanharam, por dez anos, 1158 homens britânicos de meia idade. E observaram que aqueles que faziam exercícios vigorosos, como corrida e futebol, regularmente tinham menos chance (aproximadamente um quarto) de desenvolver depressão e problemas de ansiedade nos cinco anos posteriores. Segundo os pesquisadores, além do impacto na auto-estima e na saúde física, os exercícios podem afetar substâncias químicas do cérebro relacionadas à depressão.

Por que alguns alimentos bloqueiam a expansão de tumores?

Cientistas da Califórnia, Estados Unidos, anunciaram no princípio desta semana a descoberta do mecanismo biológico por trás do efeito protetor que alguns alimentos, como soja e brócolis, têm contra o câncer. Analisando células em laboratório, os pesquisadores identificaram que o diindolymethane, composto resultante da digestão de vegetais crucíferos, como o brócolis e a couve-flor, e o genistein, uma isoflavona encontrada na soja, reduz a proteção que duas proteínas precisam para expandir o câncer de mama e de ovário. O tratamento das células com os compostos foi responsável pela redução de 80% na mobilidade de um receptor responsável pela expansão do câncer. A quantidade de compostos usados para tratar as células foram comparáveis a altas doses de suplementos, por isso, mais pesquisas são necessárias para garantir sua utilidade.

Tomar leite após os exercícios ajuda a ganhar massa muscular

Leite desnatado após os exercícios pode construir duas vezes mais massa muscular do que bebidas à base de soja, segundo um novo estudo canadense. A pesquisa analisou o consumo de leite desnatado em pó e produtos à base de soja após a musculação em oito pessoas que perdem peso facilmente. E os pesquisadores relataram na revista American Journal of Clinical Nutrition que aqueles que beberam leite apresentaram maiores níveis de aminoácidos nos músculos por três horas após os exercícios. Segundo eles, isso ocorre porque as proteínas de digestão mais lenta, como a do leite, levam a um crescimento mais gradual e a longo prazo de aminoácidos no sangue, evitando a “quebra” dos músculos. Os especialistas afirmam ainda que, após dez semanas, os ganhos de massa muscular são duas vezes maiores em quem toma leite

Acupuntura e probióticos para crianças portadoras de asma

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, existe uma relação entre os pulmões, considerados como órgãos Yin, e o intestino grosso, um órgão Yang. A harmonia entre eles seria uma das responsáveis pelo bem – estar.Considerando essa teoria, pesquisadores da Sociedade Austríaca de Acupuntura e colaboradores, desenvolveram um estudo piloto para avaliar se o tratamento com acupuntura e probióticos (substâncias capazes de equilibrar a flora intestinal) teria benefícios no aprimoramento da terapia medicamentosa, indicada pelos consensos pediátricos para crianças portadoras de asma. Essa pesquisa foi publicada em março deste ano, pelo Pediatric Allergy and Immunology.17 crianças, com idades entre 6 e 12 anos, consideradas como portadoras de asma foram selecionadas para participar do estudo. Elas foram divididas em dois grupos: um que receberia o tratamento com acupuntura a laser e probióticos por 7 semanas e outro, com terapia placebo durante o mesmo período. Testes para avaliar a capacidade respiratória e a qualidade de vida foram realizados para cada participante.Os autores observaram bons resultados no grupo submetido à acupuntura e aos probióticos, havendo redução da hiperreatividade brônquica entre as crianças asmáticas intermitentes e persistentes moderadas. Além disso, os pesquisadores acreditam que esse tipo de terapia possa ser auxiliar na prevenção de exacerbações da doença. Mais estudos deverão ser feitos para a comprovação desses achados.Fonte: Pediatric Allergy and Immunology; 18 (2): 160 – 166 (March 2007).

Adoçante decepcionante- Verdade amarga

Os estudos exigidos normalmente não foram feitos como deviam ter sido e o FDA aprovou sem as devidas conclusões recomendadas. Do que estamos tratando? De uma substancia reconhecida como veneno para formigas. E daí? Por que nos preocuparmos com isso. Pois bem. Essa substancia se chama ASPARTAME. Aquele pozinho branco que se encontra em todos os balcões que servem café ou chá e, ainda mesmo, em muitas das mesas de nossas casas e de restaurantes. As formigas são envenenadas quando em contato com isto e morrem mais rapidamente do que nós, os humanos, quando o consumimos.A razão do aspartame ser venenoso é que 10% dele é METANOL, que se converte em FORMALDEÍDO que, por sua vez é transformado em ÁCIDO FÓRMICO, a mesma substancia usada para descascar EPÓXI e coberturas de URETANO. Não seja ingênuo em achar que os mesmos efeitos danosos não ocorrem dentro de nossos corpos. Os 90% restantes provém de FENILALANINA e ÁCIDO ASPÁRTICO. Esses dois aminoácidos, quando separados do restante dos aminoácidos que nossos organismos utilizam, passam a ser NEUROTÓXICOS, isto é, agridem estruturas do sistema nervoso. De fato, lá pelos anos 70, o FDA recusou-se a aprovar o aspartame para consumo humano. Havia muitas evidências ligando o adoçante a tumores cerebrais, outros distúrbios neurológicos e até mortes experimentais em animais de laboratório. Entretanto, pessoas e grupos poderosos “mexeram os pauzinhos” certos e logo em seguida o aspartame foi aprovado para consumo e propagado como o mais perfeito adoçante já produzido. O poder econômico apresenta muitas razões a mais do que a lógica de se preservar a saúde.Muito mais poderia ser escrito sobre os efeitos seriamente nocivos deste veneno tão usado no nosso dia a dia, mas creio que o alerta já foi dado em várias outras oportunidades e acho que seria útil para todos os interessados nesse tema acessarem o site www.dorway.com e tomarem conhecimento de coisas verdadeiramente escabrosas a respeito.

Remédios podem causar alteração no estado do motorista

Medicamento sem prescrição médica, além de causar mal a saúde, pode provocar acidentes no trânsito. Remédios comuns, ingeridos para combater uma simples gripe, por exemplo, interferem na capacidade do motorista de manter o nível de atenção, necessário para dirigir com segurança.Os antigripais podem causar sonolência em algumas pessoas e, além de aumentar o tempo de reação, podem causar dificuldade de enxergar e até convulsão.Alerta
Se o medicamento for antidepressivo ou antiepilético, os riscos aumentam. "Dirigir sonolento é um grave problema de saúde pública", o sono é um dos principais causadores de acidentes de trânsito, classificados como a segunda maior causa de morte no País.Substâncias prejudiciaisNa tabela abaixo, estão algumas substâncias que podem prejudicar o nível de atenção dos motoristas e as principais reações relacionadas a sua ingestão:
Medicamentos
Principais Reações
Tranqüilizantes
Sonolência e aumento do tempo de reação
Antidepressivos
Perda de cognição, dilatação da pupila e dificuldade de visão
Neurolépticos
Aumento do tempo de reação, sedação e sonolência
Hipnóticos
Sonolência
Antiepilépticos
Sonolência e confusão mental
Analgésicos
Aumento do tempo de reação
Relaxantes musculares
Sonolência e aumento do tempo de reação
Estimulantes
Insônia, irritabilidade, agressividade e efeito rebote