15 janeiro, 2009

Dieta de Equilíbrio Endócrino-Metabólico

A primeira vista pode parecer mais uma dieta de moda de outro verão, mas não é.
A cerca de 25 anos tenho utilizado as mais variadas dietas, com resultados também muito diversos.
Na realidade, percebi ao longo dos anos, que todas elas funcionaram de alguma forma, mas poucas conseguiram, por si só, manter o peso do paciente ao longo dos anos. E porque isso ocorre?
Não existe uma resposta simples e única para este problema. Mas 3 variáveis são determinantes: a modificação de estilo vida, reeducação alimentar e reequilíbrio endócrino-metabólico.
Não vou me ater aos dois primeiros, pois são temas já conhecidos suficientemente por quase todos, mas a questão endócrino-metabólica merece algumas considerações.
Quando falamos em metabolismo temos que pensar nas mitocôndrias, que são organelas que existem no interior das células e que são as responsáveis em ultima instância, pela geração de energia em nosso corpo.
A nossa taxa de metabolismo basal (TMB), é o quanto gastamos de energia em 24 horas, é bom lembrar que mesmo em repouso estamos gastando energia, não da para desligar nosso stand by! Por este motivo quase sempre nosso peso será menor pela manhã ao nos levantarmos, pois durante o sono, queimamos algumas calorias. Se você quer emagrecer mais durante o sono, evite carboidratos depois das 19 horas, pois fazendo isso, seu organismo vai usar o tecido gorduroso como fonte de energia, não custa nada e não tem que usar medicamento algum, é “freeware” que você já possui.
As células que tem maior concentração de mitocôndrias são as do coração, fígado e músculos.
Supondo que você queira emagrecer, não adianta apenas reduzir sua ingestão calórica, pois se comer muito pouco, seu corpo vai baixar seu metabolismo e a perda de peso logo se estabilizara. Quando se tenta emagrecer apenas com diminuição da ingestão calórica, como o corpo acaba ficando com pouca energia, o tecido muscular começa a ser destruído para gerar energia, e depois será substituído por tecido gorduroso, este é o famoso efeito sanfona.
Mais interessante é aumentar a TMB. Como coração e fígado são órgãos relativamente pequenos e não devemos aumentá-los, resta-nos aumentar a nossa massa muscular, com exercícios.
Os exercícios nos ajudam a queimar calorias durante sua prática e também por algumas horas após. Mas o mais importante, é que ao aumentarmos a massa muscular, aumentamos também a quantidade de mitocôndrias, que vão continuar queimando calorias e gerando energia, e com isso aumentando nossa TMB.
É sabido que homens emagrecem mais fácil do que as mulheres, agora você já sabe porque, é que de forma geral nós homens temos mais tecido muscular, portanto nossa TMB é mais elevada.
Os estudos mais recentes mostram que uma redução calórica moderada, algo entre 10 a 20% do gasto calórico total, mais atividade física moderada, são o melhor caminho para um emagrecimento consistente e saudável.
Atualmente já existem medicamentos naturais que também podem ter alguma ação no aumento da TMB, sem efeitos colaterais como agitação e taquicardia.
Em termos glandulares a tireóide é quem determina nosso perfil metabólico, mas na prática clinica, o hipotireoidismo clinico-laboratorial é causa de menos de 3% dos casos de obesidade.
Porém existe outra forma de hipotireoidismo, na qual ainda não temos alterações significativas dos parâmetros laboratoriais, mas clinicamente, principalmente as mulheres, apresentam sintomas como: cansaço crônico, constipação, depressão, pele seca, queda de cabelo, sensação de corpo frio, atrasos menstruais, sonolência constante, ganho de peso sem excessos alimentares, entre outros. Como este quadro ainda não deve ser tratado com reposição de hormônio tireoidiano, tratamentos como a acupuntura, fitoterapia e terapias antioxidantes conseguem ajudar bastante.
Mas o hormônio que mais nos interessa em termos de ganho de peso é a insulina.
Hoje sabemos que a principal causa de obesidade é o consumo desenfreado de carboidratos.
Em última analise todos os carboidratos devem ser transformados em glicose, pois ela é o combustível que vai ser usado dentro das mitocôndrias (organelas que existem dentro das células) para gerar a juntamente com o oxigênio que respiramos, a energia que nosso corpo precisa para funcionar.
Mas para adentrar o interior das células, a glicose precisa passar pela membrana celular, e isso só pode ser feito com a ajuda da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas.
Acontece que em quem esta acima do peso, o pâncreas tem que produzir cada vez mais insulina, pois com o sangue cheio de açúcar, a membrana celular fica como que caramelizada, dificultando a ação da insulina, a isso chamamos de resistência à insulina. Este é o primeiro passo para a obesidade, diabetes e outras patologias crônicas e degenerativas.
Agora vejamos alguns dos fenômenos que ocorrem quando temos excesso de insulina no sangue:
1. Não conseguimos gerar energia a partir do tecido gorduroso, pelo contrário, a insulina alta estimula a formação de ácidos graxos (blocos básicos de gorduras) e triglicerídeos que vão ser armazenados nas células gordurosas.
2. Com a insulina alta, nossa fome e desejo de comer doces são praticamente constantes, pois como esta glicose não entra na célula, estamos sem energia.
3. O corpo passa a reter mais sal e água e diminui a eliminação de líquidos e aparece o inchaço e a elevação da pressão arterial.
4. Os aminoácidos que são utilizados para produção dos neurotransmissores (serotonina, dopamina) diminuem, e surgem a irritabilidade, sono irregular e a depressão.
Estes são apenas alguns dos efeitos principais de uma taxa elevada de insulina, para solucionar este desequilíbrio, o remédio mais eficaz é a adoção de um tratamento que envolva uma mudança de hábitos alimentares, atividade física adequada, fitoterapia, acupuntura entre ostras terapias.
Nesta situação de desequilíbrio, a dieta de Equilíbrio Endócrino-Metabolico, pode ajudar muito, desde que o paciente se envolva no tratamento e não tenha expectativa s irreais.
Este tratamento alterna períodos de restrição de carboidratos, com períodos de reintrodução de carboidratos complexos, semelhante à dieta de South Beach.
Poderão ser usados recursos naturais como a acupuntura, a fitoterapia e a terapia antioxidante, para redução de ansiedade, depressão, compulsividade, melhora do perfil metabólico, dependendo de cada caso.
Como pode se ver, o tratamento da obesidade é bastante complexo e não existe uma fórmula única que funcione para todos.
Claro que a alimentação excessiva sempre vai levar à obesidade, mas também acabamos de ver que apenas” fechar a boca”, é uma solução temporária, não factível e insatisfatória. Temos que investir na reeducação alimentar, para um emagrecimento consistente e duradouro.
E por fim um conselho que dou a todos os meus pacientes “Não queira ser emagrecida (o) pelo seu medico, comprometa-se com o tratamento e faça sua parte!!”


Dr. Fabio Miranda Pisani
CRM 43711
Acupuntura, Terapia Antioxidante e Fitoterapia Chinesa
R Dr. Vieira Bueno, 142, Cambuí
Campinas, SP, CEP 13024-040
Fones: Clínica: 19 3254-4012 e 3254-0747
Site: www.fabiopisani.med.br

14 janeiro, 2009

Emagrecimento Parte 2

Como os carboidratos viram gordura
Com açúcar sobrando na circulação, primeiro nosso corpo o transforma em glicogênio, que fica armazenado no fígado e nos músculos, e são nossas reservas mais imediatas de energia. Como esta capacidade de armazenamento tem certo limite, o que sobrar de glicose, será convertida em ácidos graxos (moléculas básicas de gordura) e posteriormente em triglicerídeos, que vão ser armazenados, adivinhe onde, no tecido gorduroso. Nas mulheres se armazenam mais da cintura para baixo e nos homens mais no abdômen.
Mas como sair desta armadilha metabólica?
É simples, mas não é fácil, pois temos de romper com o ciclo: comer carboidratos, picos de insulina, mais desejo de comer carboidratos, ganho de peso.
O caminho passa, antes de uma reeducação alimentar profunda, por uma redução drástica e temporária, do consumo de qualquer tipo de carboidrato, seja ele refinado ou complexo.
Esta conduta vai praticamente reduzir o nível de insulina e forçar o corpo a buscar uma nova fonte de energia, e você já sabe onde, no tecido gorduroso. Isto acontece porque com a insulina em baixa, entra em ação outro hormônio, menos conhecido, chamado glucagon, que vai ao tecido gorduroso e estimula a conversão dos triglicerídeos em ácidos graxos e depois glicose, o contrario do que fez o excesso de insulina. E a partir deste, ponto a gordura começa a ser utilizada como combustível no fígado, num processo conhecido cetose.
Até aqui vimos de forma bem resumida o metabolismo dos carboidratos, no que concerne ao ganho de peso.
Mas e as gorduras, não engordam?
Sem dúvida que sim, mas há um detalhe muito importante, nos temos uma resposta de saciedade para gordura, isto é depois de ingerir determinada quantia de gordura sem presença de carboidratos, no geral passamos a ter aversão por ela e paramos de comer. Com os carboidratos refinados, esta resposta por conta dos picos de insulina, fica comprometida, e logo em seguida queremos comer novamente.
A comprovação prática para esta questão das gorduras é o sucesso da dieta do Dr. Atkins, que permite a ingestão de quantidades enormes de proteínas e gorduras, com exclusão total de carboidratos, que produz sem dúvidas emagrecimento. Aqui cabe ressaltar que esta dieta, embora produza emagrecimento, do meu ponto de vista não é saudável e leva a aumentos patológicos dos níveis de colesterol.
Penso que o consumo exagerado da associação de carboidratos refinados e gorduras devem ser considerados a principal causa de obesidade na atualidade.
Como estamos falando de macro-nutrientes, algumas palavras sobre as proteínas, são as mocinhas desta historia toda, pois na pratica não engordam e de quebra, sua ingestão ajuda a aumentar o metabolismo e aumenta a nossa sensação de saciedade.
Porque as dietas puramente de restrição calórica funcionam limitadamente?
Como vimos, nosso combustível preferencial é a glicose, depois vem as gorduras e por fim as proteínas, isso dentro de uma fisiologia normal, isto é, sem excesso de peso.
Na situação de excesso de peso, a via de queima de gorduras não funciona adequadamente. Na falta dos carboidratos, passamos a quebrar proteínas para gerar energia, o que é um péssimo negócio, metabolicamente falando.
Nas dietas altamente restritivas ou durante o uso de medicamentos que inibem o apetite, uma percentagem do emagrecimento é por conta da perda de massa muscular para gerar energia. Este emagrecimento, que numa primeira vista pode parecer positivo, é ilusório, pois se perdeu tecido muscular, que dificilmente será reposto.
Como estas dietas são feitas por pouco tempo e não se preocupam em fazer uma reeducação alimentar, ao voltar ao padrão alimentar antigo, a pessoa vai ganhar mais peso e com mais facilidade e rapidez, pois já não conta mais com a mesma massa muscular que queimava calorias, e que foi consumida durante a dieta. Isso explica o famoso efeito sanfona.
Existem vários caminhos para emagrecer, todos precisam de comprometimento do paciente, não se iluda não há caminho fácil, rápido e nem atalhos.
Para sair deste desequilíbrio metabólico, você precisa ter uma reeducação alimentar e atividade física. Outros métodos como acupuntura, fitoterapia, terapia antioxidante, devem ser coadjuvantes do tratamento, vão ser usados quando necessários.
E principalmente “Não queira ser emagrecida (o) pelo seu médico, faça a sua parte e tenha persistência, os resultados virão”.




Dr. Fabio Miranda Pisani
CRM 43711
Acupuntura, Terapia Antioxidante e Fitoterapia Chinesa
R Dr. Vieira Bueno, 142, Cambuí
Campinas, SP, CEP 13024-040
Fones: Clínica: 19 3254-4012 e 3254-0747
Site: www.fabiopisani.med.br

Emagrecimento Parte 1

Emagrecimento Parte 1
Como o excesso de insulina engorda
Antes de falarmos em emagrecimento, vamos definir melhor o que é estar “gordo”.
De forma geral só avaliamos nossa gordura ou magreza simplesmente nos pesando em uma balança. Atualmente sabemos que é mais importante levarmos em consideração além do peso claro, algumas medidas, Como a circunferência abdominal e a do quadril.
Como sabemos, nosso peso corporal total é composto por ossos, órgãos, músculos, líquidos e gordura, sendo que estes 3 últimos variam bastante, principalmente em mulheres. Para emagrecer, não devemos desidratar e nem perder tecido muscular, pois isso não levará a um emagrecimento saudável e consistente. Com relação aos músculos, vale o mesmo contrario, temos de aumentar nossa massa, pois os músculos são os principais “gastadores” de calorias que temos. Mas músculos pesam mais que gordura, para a mesma quantidade, portanto, esta mais do que na hora, principalmente para as mulheres, de parar de se focar apenas no peso da balança, e entender o processo como um todo, e mais valorizar a diminuição das medidas do a perda de alguns kilogramas na balança.
Nas ultimas décadas temos assistido a uma epidemia de obesidade, mas por outro lado nunca tivemos tantas informações e pesquisas de boa qualidade sobre o porquê engordamos , o que esta havendo afinal?
Um pouco de história. Na década 60, as gorduras começaram a ser condenadas e banidas da pirâmide alimentar, pois se pensava na época, que eram as causadoras dos problemas cárdio circulatórios, o que é verdade apenas em parte. Nesta época, para resolver esta questão, a Associação Americana de Cardiologia, passou a incentivar o uso de carboidratos e a redução das gorduras, orientação que só começou a ser mudada nos últimos anos com a elaboração pela Universidade de Harvard, de uma nova pirâmide alimentar, onde os carboidratos estão reduzidos e as boas gorduras são valorizadas.
Feito este rápido resumo, vamos entender porque carboidratos nos engordam.
Quando ingerimos qualquer tipo de carboidrato, sejam os refinados ou complexos, o nosso corpo vai transformá-los em glicose, que é nossa principal fonte de energia.
Para que a glicose entre dentro das células para ser utilizada, é preciso da ação da insulina, um hormônio que abre passagem na membrana celular, para a penetração da glicose.
Quando ingerimos carboidratos complexos ou integrais em quantidade adequada, a glicose é liberada gradualmente e a liberação de insulina na circulação, sem grandes picos, desta forma a nos sentimos com energia e nossa sensação de fome é normal e fisiológica.
Agora, quando ingerimos carboidratos refinados, mesmo em pequenas quantias, a sua transformação em glicose é quase instantânea, e nosso corpo responde com grandes picos de liberação de insulina, que num primeiro momento retira toda glicose da circulação, mas em cerca de 2 horas surge o desejo de comer carboidratos novamente. Este comportamento alimentar ao longo dos meses, leva a uma sobrecarga do pâncreas, onde a insulina é produzida em grandes quantidades, mas não consegue mais colocar a glicose para dentro das células. Então começamos sentir falta de energia, cansaço, fraqueza, perda de concentração e memória, e principalmente, ganho de peso. A este quadro, chamamos de resistência a ação da insulina, ele precede o aparecimento da Síndrome Metabólica, que já esta ate merecendo até uma especialidade médica só para cuidar dela.



Dr. Fabio Miranda Pisani
CRM 43711
Acupuntura, Terapia Antioxidante e Fitoterapia Chinesa
R Dr. Vieira Bueno, 142, Cambuí
Campinas, SP, CEP 13024-040
Fones: Clínica: 19 3254-4012 e 3254-0747
Site: www.fabiopisani.med.br

A insulina e o emagrecimento

Hoje sabemos que a principal causa de obesidade é o consumo desenfreado de carboidratos.
Em última analise todos os carboidratos devem ser transformados em glicose, pois ela é o combustível que vai ser usado dentro das mitocôndrias (organelas que existem dentro das células) para gerar a juntamente com o oxigênio que respiramos, a energia que nosso corpo precisa para funcionar.
Mas para adentrar o interior das células, a glicose precisa passar pela membrana celular, e isso só pode ser feito com a ajuda da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas.
Acontece que em quem esta acima do peso, o pâncreas tem que produzir cada vez mais insulina, pois com o sangue cheio de açúcar, a membrana celular fica como que caramelizada, dificultando a ação da insulina, a isso chamamos de resistência à insulina. Este é o primeiro passo para a obesidade, diabetes e outras patologias crônicas e degenerativas.
Agora vejamos alguns dos fenômenos que ocorrem quando temos excesso de insulina no sangue:
1. Não conseguimos gerar energia a partir do tecido gorduroso, pelo contrario, a insulina alta estimula a formação de ácidos graxos (blocos básicos de gorduras) e triglicerídeos que vão ser armazenados nas células gordurosas.
2. Com a insulina alta, nossa fome e desejo de comer doces são praticamente constantes, pois como esta glicose não entra na célula, estamos sem energia.
3. O corpo passa a reter mais sal e água e diminui a eliminação de líquidos e aparece o inchaço e a elevação da pressão arterial.
4. Os aminoácidos que são utilizados para produção dos neurotransmissores (serotonina, dopamina) diminuem, e surgem a irritabilidade, sono irregular e a depressão.
Estes são apenas alguns dos efeitos principais de uma taxa elevada de insulina, para solucionar este desequilíbrio, o remédio mais eficaz é a adoção de um tratamento que envolva uma mudança de hábitos alimentares, atividade física adequada, fitoterapia, acupuntura entre ostras terapias.
E por fim um conselho que dou a todos os meus pacientes “Não queira ser emagrecida (o) pelo seu medico, comprometa-se com o tratamento, faça sua parte!!”


Como os carboidratos viram gordura
Com açúcar sobrando na circulação, primeiro nosso corpo o transforma em glicogênio, que fica armazenado no fígado e nos músculos, e são nossas reservas mais imediatas de energia. Como esta capacidade de armazenamento tem certo limite, o que sobrar de glicose, será convertida em ácidos graxos (moléculas básicas de gordura) e posteriormente em triglicerídeos, que vão ser armazenados, adivinhe onde, no tecido gorduroso. Nas mulheres se armazenam mais da cintura para baixo e nos homens mais no abdômen.
Mas como sair desta armadilha metabólica?
É simples, mas não é fácil, pois temos de romper com o ciclo: comer carboidratos, picos de insulina, mais desejo de comer carboidratos, ganho de peso.
O caminho passa, antes de uma reeducação alimentar profunda, por uma redução drástica e temporária, do consumo de qualquer tipo de carboidrato, seja ele refinado ou complexo.
Esta conduta vai praticamente reduzir o nível de insulina e forçar o corpo a buscar uma nova fonte de energia, e você já sabe onde, no tecido gorduroso. Isto acontece porque com a insulina em baixa, entra em ação outro hormônio, menos conhecido, chamado glucagon, que vai ao tecido gorduroso e estimula a conversão dos triglicerídeos em ácidos graxos e depois glicose, o contrario do que fez o excesso de insulina. E a partir deste, ponto a gordura começa a ser utilizada como combustível no fígado, num processo conhecido cetose.
Até aqui vimos de forma bem resumida o metabolismo dos carboidratos, no que concerne ao ganho de peso.
Mas e as gorduras, não engordam?
Sem dúvida que sim, mas há um detalhe muito importante, nos temos uma resposta de saciedade para gordura, isto é depois de ingerir determinada quantia de gordura sem presença de carboidratos, no geral passamos a ter aversão por ela e paramos de comer. Com os carboidratos refinados, esta resposta por conta dos picos de insulina, fica comprometida, e logo em seguida queremos comer novamente.
A comprovação prática para esta questão das gorduras é o sucesso da dieta do Dr. Atkins, que permite a ingestão de quantidades enormes de proteínas e gorduras, com exclusão total de carboidratos, que produz sem dúvidas emagrecimento. Aqui cabe ressaltar que esta dieta, embora produza emagrecimento, do meu ponto de vista não é saudável e leva a aumentos patológicos dos níveis de colesterol.
Penso que o consumo exagerado da associação de carboidratos refinados e gorduras devem ser considerados a principal causa de obesidade na atualidade.
Como estamos falando de macro-nutrientes, algumas palavras sobre as proteínas, são as mocinhas desta historia toda, pois na pratica não engordam e de quebra, sua ingestão ajuda a aumentar o metabolismo e aumenta a nossa sensação de saciedade.
Porque as dietas puramente de restrição calórica funcionam limitadamente?
Como vimos, nosso combustível preferencial é a glicose, depois vem as gorduras e por fim as proteínas, isso dentro de uma fisiologia normal, isto é, sem excesso de peso.
Na situação de excesso de peso, a via de queima de gorduras não funciona adequadamente. Na falta dos carboidratos, passamos a quebrar proteínas para gerar energia, o que é um péssimo negócio, metabolicamente falando.
Nas dietas altamente restritivas ou durante o uso de medicamentos que inibem o apetite, uma percentagem do emagrecimento é por conta da perda de massa muscular para gerar energia. Este emagrecimento, que numa primeira vista pode parecer positivo, é ilusório, pois se perdeu tecido muscular, que dificilmente será reposto.
Como estas dietas são feitas por pouco tempo e não se preocupam em fazer uma reeducação alimentar, ao voltar ao padrão alimentar antigo, a pessoa vai ganhar mais peso e com mais facilidade e rapidez, pois já não conta mais com a mesma massa muscular que queimava calorias, e que foi consumida durante a dieta. Isso explica o famoso efeito sanfona.
Existem vários caminhos para emagrecer, todos precisam de comprometimento do paciente, não se iluda não há caminho fácil, rápido e nem atalhos.
Para sair deste desequilíbrio metabólico, você precisa ter uma reeducação alimentar e atividade física. Outros métodos como acupuntura, fitoterapia, terapia antioxidante, devem ser coadjuvantes do tratamento, vão ser usados quando necessários.
E principalmente “Não queira ser emagrecida (o) pelo seu médico, faça a sua parte e tenha persistência, os resultados virão”.



Dr. Fabio Miranda Pisani
CRM 43711
Acupuntura, Terapia Antioxidante e Fitoterapia Chinesa
R Dr. Vieira Bueno, 142, Cambuí
Campinas, SP, CEP 13024-040
Fones: Clínica: 19 3254-4012 e 3254-0747
Site: www.fabiopisani.med.br

Cetose

Cetose, que bicho é esse?
Você de estar pensando que talvez seja um novo medicamento para emagrecer, mas não é.
Quando estamos sem muito carboidrato na nossa alimentação, o nosso corpo vai buscar energia na gordura acumulada. Primeiro ele quebra os triglicerídeos em ácidos graxos. A liberação de energia a partir dos ácidos graxos produz um subproduto que são as cetonas, não confundir com a acetona, é a este processo que chamamos Cetose.
A Cetose, quando fisiológica e controlada, é muito útil para quem quer emagrecer, e pode ser tolerada por nosso corpo por um tempo bem longo. Vale frisar que os regimes descontrolados com muita proteína e gordura como os de Dr. Atkins e Dr. Stillman, também produzem uma Cetose, só que esta é acentuada e leva a sintomas como: náuseas, fadiga, hipotensão, vômitos e desidratação. Não é deste tipo de Cetose que estou falando.
Mas o que ocorre de mais importante na Cetose leve, a geração de energia a partir dos ácidos graxos e conseqüentemente o emagrecimento, de vai ocorrer de uma forma suave e natural.
Quando ficamos pelo menos 3 dias sem consumir qualquer tipo de carboidrato, naturalmente entramos em Cetose, e acontece um fato surpreendente, nosso apetite e desejo de doces começa a diminuir. A taxa de insulina começa a declinar e a ação da insulina torna-se mais eficaz.
O corpo também começa a eliminar o excesso de sal e água que esta retendo, e você começa a desinchar.
Os sintomas pré-menstruais de mudança de humor, depressão, irritabilidade, desejo descontrolado de doces e chocolate, também começam a declinar.
Parece bom demais para ser verdade, mas se seguir corretamente as orientações, é exatamente isso que vai ocorrer.
Mas atenção não faça isso por conta própria, procure por um médico ou nutricionista para montar uma dieta equilibrada.


Dr. Fabio Miranda Pisani
CRM 43711
Acupuntura, Terapia Antioxidante e Fitoterapia Chinesa
R Dr. Vieira Bueno, 142, Cambuí
Campinas, SP, CEP 13024-040
Fones: Clínica: 19 3254-4012 e 3254-0747
Site: www.fabiopisani.med.br