20 abril, 2007

Acupuntura e probióticos para crianças portadoras de asma

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, existe uma relação entre os pulmões, considerados como órgãos Yin, e o intestino grosso, um órgão Yang. A harmonia entre eles seria uma das responsáveis pelo bem – estar.Considerando essa teoria, pesquisadores da Sociedade Austríaca de Acupuntura e colaboradores, desenvolveram um estudo piloto para avaliar se o tratamento com acupuntura e probióticos (substâncias capazes de equilibrar a flora intestinal) teria benefícios no aprimoramento da terapia medicamentosa, indicada pelos consensos pediátricos para crianças portadoras de asma. Essa pesquisa foi publicada em março deste ano, pelo Pediatric Allergy and Immunology.17 crianças, com idades entre 6 e 12 anos, consideradas como portadoras de asma foram selecionadas para participar do estudo. Elas foram divididas em dois grupos: um que receberia o tratamento com acupuntura a laser e probióticos por 7 semanas e outro, com terapia placebo durante o mesmo período. Testes para avaliar a capacidade respiratória e a qualidade de vida foram realizados para cada participante.Os autores observaram bons resultados no grupo submetido à acupuntura e aos probióticos, havendo redução da hiperreatividade brônquica entre as crianças asmáticas intermitentes e persistentes moderadas. Além disso, os pesquisadores acreditam que esse tipo de terapia possa ser auxiliar na prevenção de exacerbações da doença. Mais estudos deverão ser feitos para a comprovação desses achados.Fonte: Pediatric Allergy and Immunology; 18 (2): 160 – 166 (March 2007).

Um comentário:

madmax disse...

Caro Amigo.

Descobri há quatro anos que sofre de asma e de alergias diversas, tenho sido acompanhado por médicos de medicina tradicional e estou sendo medicado com inaladores e bombas diversas, tomo também alguns comprimidos mas o que é certo é que sinto muitas dificuldades em respirar sobretudo de noite e de dia, sensação de aperto e dores no peito.
Sinusite, Rinite, Garganta e Ouvidos Inflamados são constantes, mas mais uma vez me queixo aos médicos e a única coisa que fazem é me receitarem medicamentos.
Minha qualidade de vida é muito pouca, essa situação afecta minha vida profissional e social porque há já meses que as crises de asma se vem acentuando e a dor e aperto no peito são parece terem ficado crónicas.
Fiz um Raio X e uma Tac porque se pensou até que fosse enfisema mas resultados foram bons, fiz também teste de medir a capacidade respiratória e estava tudo bem também, no entanto minha asma me está afectando muito, respiro muito mal.
Pensei consultar uma clínica de Acunpuntura. O que me poderia mais dizer para me convencer a seguir essa medicina alternativa.

Cordialmente

madmax