08 janeiro, 2007

Você sabe o que significa VULVODINIA?

Vulvodinia é um tipo de problema que acomete a vulva, provocando um desconforto doloroso e sensações de queimação que podem durar cerca de 3 meses, na maioria dos casos.
Pode ser considerada a "doença secreta" da mulher, aquela que acomete muitas, mas apenas poucas reconhecem ser sofredoras desse mal. Um estudo científico descobriu que é bem mais comum do que se pensava e pode afetar cerca de 16% das mulheres entre 18 e 64 anos de idade. Como não costumam existir
outros sintomas, tem sido referido como problema psico-sexual. Isto pode explicar o porquê de aproximadamente 40% das pacientes não procurarem tratamento para esse tipo de caso. O processo é associado, muitas vezes, a histórico prolongado de corrimento vaginal crônico devido a candidíase e NÃO é causado por relações sexuais. Muitas das mulheres entrevistadas a respeito parecem ser mais sensíveis à dor e costumam referir dores generalizadas no corpo, também. Pode haver associação com situações como endometriose, síndrome do colo irritável, cistite de repetição e fibromialgia.
Se ocorrer esse tipo de queixa, é importante levar o problema ao médico para melhor elucidação do caso.
(fonte: Towsend Letter for Doctors,janeiro de 2.005)

2 comentários:

Roberta disse...

Fábio, sou estudante de medicina e achei seu blog fazendo uma pesquisa sobre vulvodinia. Como você é acupunturista, eu gostaria de saber se a acupuntura pode ser usada como tratamento para a vulvodinia? Eu não sabia que ela podia estar relacionada com a fibromialgia e já vi muitos pacientes só melhorarem da fibromialgia com acupuntura. Se vc puder me mandar um e-mail comentando sobre isso eu agredesso.
meu e-mail é rvelanga@hotmail.com

Maria Inês disse...

Minha madrinha sofre desse mal. É um mal mesmo pois há 10 anos ela tem essa dor crônica, já procurou vários médicos especialistas, sem nenhuma definição diagnóstica. Sou enfermeira e estou tentando ajudá-la a resgatar sua qualidade de vida. Ela tem 60 nos, é viúva (não tem parceiro sexual desde os 48 anos, é magra, bonita e era feliz, até que iniciou esse processo que transformou. Ela agora anda encurvada, está envelhecida, poliqueixosa, triste, deprimida e com grande desgaste familiar, pois todos afirmam que o problema está em sua cabeça.
Não é fácil
Se tiverem alguma orientação, ou algum serviço que eu possa levá-la aguardo retorno
Obrigada
Maria inês Ferreira
Petrópolis/RJ
ines@compuland.com.br