14 janeiro, 2009

Cetose

Cetose, que bicho é esse?
Você de estar pensando que talvez seja um novo medicamento para emagrecer, mas não é.
Quando estamos sem muito carboidrato na nossa alimentação, o nosso corpo vai buscar energia na gordura acumulada. Primeiro ele quebra os triglicerídeos em ácidos graxos. A liberação de energia a partir dos ácidos graxos produz um subproduto que são as cetonas, não confundir com a acetona, é a este processo que chamamos Cetose.
A Cetose, quando fisiológica e controlada, é muito útil para quem quer emagrecer, e pode ser tolerada por nosso corpo por um tempo bem longo. Vale frisar que os regimes descontrolados com muita proteína e gordura como os de Dr. Atkins e Dr. Stillman, também produzem uma Cetose, só que esta é acentuada e leva a sintomas como: náuseas, fadiga, hipotensão, vômitos e desidratação. Não é deste tipo de Cetose que estou falando.
Mas o que ocorre de mais importante na Cetose leve, a geração de energia a partir dos ácidos graxos e conseqüentemente o emagrecimento, de vai ocorrer de uma forma suave e natural.
Quando ficamos pelo menos 3 dias sem consumir qualquer tipo de carboidrato, naturalmente entramos em Cetose, e acontece um fato surpreendente, nosso apetite e desejo de doces começa a diminuir. A taxa de insulina começa a declinar e a ação da insulina torna-se mais eficaz.
O corpo também começa a eliminar o excesso de sal e água que esta retendo, e você começa a desinchar.
Os sintomas pré-menstruais de mudança de humor, depressão, irritabilidade, desejo descontrolado de doces e chocolate, também começam a declinar.
Parece bom demais para ser verdade, mas se seguir corretamente as orientações, é exatamente isso que vai ocorrer.
Mas atenção não faça isso por conta própria, procure por um médico ou nutricionista para montar uma dieta equilibrada.


Dr. Fabio Miranda Pisani
CRM 43711
Acupuntura, Terapia Antioxidante e Fitoterapia Chinesa
R Dr. Vieira Bueno, 142, Cambuí
Campinas, SP, CEP 13024-040
Fones: Clínica: 19 3254-4012 e 3254-0747
Site: www.fabiopisani.med.br

8 comentários:

Unknown disse...

Bom, eu estou sem comer carboidrato há 10 dias e nao senti qualquer sintomatologia. Nao tive dor de cabeça, fadiga ou mal halito. Posso ter entrado em cetose e nao ter qualquer sintoma.
Estou fazendo uma dieta cetogenica. E nao perdi peso ate agora. Me sinto bem mais magra, mas na balança nada ainda. O que pode estar acontecendo.
Nao tenho duvidas que estou comendo certo. Nao há sequer 1 grama de carboidrato na minha alimenração.

Anônimo disse...

clarissa isso é normal na dieta só com proteinas mas depois voce começa a perde peso só ter paciencia.

Ricardo disse...

D.Clarissa
Para ser uma dieta proteinada pura coma apenas proteinas.Não coma hidratos de carbono,verduras,fruta ou gorduras.Beba 2 litros de água por dia.Já agora aúnica proteina pura é aclara de ovo.NÂO FAÇA A DIETA POR MAIS DE 10 DIAS.
Cumprimentos

Karen Torres Andrade disse...

Estou fazendo a dieta do dr atkins e em 1 semana perdi 5kg...não senti nenhum dos sintomas ruins citados na postagens....estou até mais enérgica e nenhuma fome preciso cuidar os horários senão esqueço de comer.

Fernanda Cristina Caprio disse...

Estou fazendo a dieta cetonica ha 4 dias. No segundo dia tive tontura, dor de cabeça, enjoo, fraqueza, fome. Mas no terceiro dia passou tudo, até a fome, e estou me sentindo muito bem. Sinto pouca fome, bom humor e energia. Problema: inchei 1 kg, e não perdi nada até agora na balança, mas na aparência, efinei, especialmente braços e região da cintura. Isso é normal?

Anônimo disse...

.

Anônimo disse...

O que é bacana nessa "cetose", é que vc começa a se sentir muito bem, chega até a ser uma "euforia" digamos assim!!
A sensação de bem estar é ótima!!

Unknown disse...

Boa noite, confesso que adoro comer doces... Pães... Ou seja tudo que é sinônimo de problemas futuros. E agora descobri q a minha taxa de insulina está alta. Fiquei bastante preocupada e já pensando ser diabetes. Mas o artigo me esclareceu bastante e me tranquilizei. Porém, quais os alimentos q devo restringir por completo e quais posso substituir levando em conta o custo. Já que geralmente os alimentos dados como mais saudáveis são também mais caros?
Desde já agradeço