14 janeiro, 2009

Emagrecimento Parte 1

Emagrecimento Parte 1
Como o excesso de insulina engorda
Antes de falarmos em emagrecimento, vamos definir melhor o que é estar “gordo”.
De forma geral só avaliamos nossa gordura ou magreza simplesmente nos pesando em uma balança. Atualmente sabemos que é mais importante levarmos em consideração além do peso claro, algumas medidas, Como a circunferência abdominal e a do quadril.
Como sabemos, nosso peso corporal total é composto por ossos, órgãos, músculos, líquidos e gordura, sendo que estes 3 últimos variam bastante, principalmente em mulheres. Para emagrecer, não devemos desidratar e nem perder tecido muscular, pois isso não levará a um emagrecimento saudável e consistente. Com relação aos músculos, vale o mesmo contrario, temos de aumentar nossa massa, pois os músculos são os principais “gastadores” de calorias que temos. Mas músculos pesam mais que gordura, para a mesma quantidade, portanto, esta mais do que na hora, principalmente para as mulheres, de parar de se focar apenas no peso da balança, e entender o processo como um todo, e mais valorizar a diminuição das medidas do a perda de alguns kilogramas na balança.
Nas ultimas décadas temos assistido a uma epidemia de obesidade, mas por outro lado nunca tivemos tantas informações e pesquisas de boa qualidade sobre o porquê engordamos , o que esta havendo afinal?
Um pouco de história. Na década 60, as gorduras começaram a ser condenadas e banidas da pirâmide alimentar, pois se pensava na época, que eram as causadoras dos problemas cárdio circulatórios, o que é verdade apenas em parte. Nesta época, para resolver esta questão, a Associação Americana de Cardiologia, passou a incentivar o uso de carboidratos e a redução das gorduras, orientação que só começou a ser mudada nos últimos anos com a elaboração pela Universidade de Harvard, de uma nova pirâmide alimentar, onde os carboidratos estão reduzidos e as boas gorduras são valorizadas.
Feito este rápido resumo, vamos entender porque carboidratos nos engordam.
Quando ingerimos qualquer tipo de carboidrato, sejam os refinados ou complexos, o nosso corpo vai transformá-los em glicose, que é nossa principal fonte de energia.
Para que a glicose entre dentro das células para ser utilizada, é preciso da ação da insulina, um hormônio que abre passagem na membrana celular, para a penetração da glicose.
Quando ingerimos carboidratos complexos ou integrais em quantidade adequada, a glicose é liberada gradualmente e a liberação de insulina na circulação, sem grandes picos, desta forma a nos sentimos com energia e nossa sensação de fome é normal e fisiológica.
Agora, quando ingerimos carboidratos refinados, mesmo em pequenas quantias, a sua transformação em glicose é quase instantânea, e nosso corpo responde com grandes picos de liberação de insulina, que num primeiro momento retira toda glicose da circulação, mas em cerca de 2 horas surge o desejo de comer carboidratos novamente. Este comportamento alimentar ao longo dos meses, leva a uma sobrecarga do pâncreas, onde a insulina é produzida em grandes quantidades, mas não consegue mais colocar a glicose para dentro das células. Então começamos sentir falta de energia, cansaço, fraqueza, perda de concentração e memória, e principalmente, ganho de peso. A este quadro, chamamos de resistência a ação da insulina, ele precede o aparecimento da Síndrome Metabólica, que já esta ate merecendo até uma especialidade médica só para cuidar dela.



Dr. Fabio Miranda Pisani
CRM 43711
Acupuntura, Terapia Antioxidante e Fitoterapia Chinesa
R Dr. Vieira Bueno, 142, Cambuí
Campinas, SP, CEP 13024-040
Fones: Clínica: 19 3254-4012 e 3254-0747
Site: www.fabiopisani.med.br

Nenhum comentário: